sábado, 2 de novembro de 2013

VIADUTO DA PERIMETRAL FECHA PARA TRÁFEGO HOJE E SERÁ DEMOLIDO DIA 17


Numa decisão que causa controvérsia, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai fechar, a partir das 19 horas, o Viaduto da Perimetral, iniciando o processo de demolição de seu primeiro trecho, entre o Viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá.

O tráfego será proibido de circular nesse trecho do viaduto, tendo que optar pela Av. Binário, que será aberta para o trânsito. Recomenda-se o uso do transporte público, para evitar congestionamentos.

Além da Via Binário, várias vias secundárias do Santo Cristo tornaram-se opção para o tráfego, com algumas ruas tendo o sentido invertido para permitir o novo percurso. A Via Binário será uma via expressa, sem paradas.

O elevado da Perimetral tem demolição prevista para começar no dia 17, no referido trecho. Já o trecho do elevado que vai da Praça Mauá à proximidade do Aeroporto Santos Dumont continua mantido, mas até 2016 o elevado será completamente destruído.

AV. RODRIGUES ALVES, EM 1971 - Antes da Perimetral, a avenida existia a céu aberto, criando um diferencial na paisagem carioca.

CONTROVÉRSIA

Várias pessoas questionam a necessidade de implosão do elevado, achando que isso é desperdício de dinheiro e que não vai ajudar na revitalização da Zona Portuária. Elas julgam que existem outras coisas para serem feitas em vez da demolição.

Todavia, a existência do Viaduto da Perimetral deixava a Av. Rodrigues Alves com jeito de lugar ermo, numa semi-escuridão que propiciava a insegurança de quem tentava andar pelo local. Mesmo durante o período diurno, era preciso no mínimo cinco pessoas para se deslocar de uma das ruas próximas para algum ponto da avenida.

A ocorrência de assaltos era um risco potencial, e além disso as casas e armazéns abandonados no entorno da Av. Rodrigues Alves era reduto de mendigos e usuários de drogas. A proximidade com o Morro da Providência também influía no comércio de drogas no lugar.

Mesmo a área da Rodoviária Novo Rio também é cercada de marginais. Quem percorre o local com muita bagagem precisa estar atento e cauteloso, para não ser assaltado nem ter sua bagagem perfurada por algum canivete ou faca de algum ladrão esperto.

Portanto, há a esperança de que, com a volta da Av. Rodrigues Alves como uma avenida a céu aberto, a insegurança possa, pelo menos, ser reduzida durante o dia. Há a promessa de revitalização na área, mas aí tem mais uma polêmica.

Afinal, no projeto do prefeito Eduardo Paes, a área priorizará estabelecimentos empresariais, hotéis e outros prédios referentes a negócios e ao entretenimento do público de maior poder aquisitivo. Não há sinalização de construção de residências populares, o que já provoca protestos de várias entidades de moradores.

A interdição da Perimetral e a inauguração da Av. Binário acontecerão às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...