quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DEPOIS DE MUITOS ANOS, NILÓPOLIS VOLTA A TER EXECUTIVOS EM LINHA PARA O RJ


Depois de muitos anos, uma linha antes servida pela Turismo Trans1000 volta a ter executivos, como antigamente acontecia na empresa de Mesquita. A linha 124B, novo código da linha 003, que liga Nilópolis ao Passeio, ganhou ônibus executivos que servem no trajeto Expresso, que percorre a pista central da Av. Brasil.

O setor Nilópolis passou a ser rateado por três empresas, a Transportes Blanco, a Master Transportes e Viação Nilopolitana, que agora tem linha também para o centro carioca. A Transmil sofreu intervenção do DETRO depois de descumprir todas as exigências previstas na cláusula do Termo de Acordo e Compromisso, que envolvem renovação e conservação das frotas.

As linhas que já estão com outras empresas foram distribuídas da seguinte forma:

TRANSPORTES BLANCO
124-B Nilópolis x Passeio (via Parada de Lucas)- 15 carros
131-B Nilópolis x Central (via Parada de Lucas)- 5 carros

VIAÇÃO NILOPOLITANA
516-I Nilópolis x KM 2,5  - 5 veículos
129-B Nilópolis x Central (via Vila Norma) – 5 veículos

MASTER TRANSPORTES

120-B Nilópolis x Central (via Dutra) – 7 veículos
152-B Nilópolis x Central (Via Light)   – 3 veículos
651-B Mesquita x Pavuna (Via Light) – Detro não confirmou essa mudança

A intervenção está prevista para durar até um ano, até que seja feita uma licitação. A Transmil tem uma última chance para poder recuperar as linhas, se decidir cumprir os termos do acordo com o DETRO. 

Mas, com uma dívida que, só em infrações de trânsito e multas, ultrapassa R$ 3 milhões, fora as dívidas quanto ao atraso de pagamento de salários, encargos trabalhistas, acidentes de trânsito e outras indenizações, será difícil a Transmil voltar a circular nas linhas de Nilópolis.

No último dia 13, fiscais do DETRO apreenderam 45 ônibus da Turismo Trans1000, tendo sido uma das apreensões recorde contra a frota da empresa. A apreensão foi movida a pedido da Prefeitura de Mesquita e o principal alvo era a linha 478 Mesquita / Central, mas envolveu 40% da frota total da empresa, que opera com ônibus velhos e danificados.

SETOR MESQUITA/NOVA IGUAÇU APARENTEMENTE INCERTO

A princípio, a Turismo Trans1000 continua circulando nas linhas de Mesquita - sobretudo 005 Mesquita / Praça Mauá e 478 Mesquita / Central - com o que restou de sua frota, já que vários carros originários da Viação Pavunense (Neobus Mega IV curtos e micrões) e da Viação Mauá (Marcopolo Viale com ar) foram devolvidos para a revendedora.

Informações dão conta de que os funcionários da Turismo Trans1000 estão sentindo um clima de extinção definitiva da empresa, mas há muito já viviam o sufoco dos salários astrasados, encargos não cumpridos e indenização por acidentes. Um cobrador da Transmil morreu em um acidente.

A princípio, somente a linha 651, que liga Mesquita a Pavuna, está sendo servida pela Master. Mas já existem palpites de que a linha 481 Mesquita / Melhoral poderá ir para a Viação Nossa Senhora da Penha e as linha 005 (a ser renumerada) e 478 irem para a Transportes Flores. Mas até agora não há alguma definição a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...