segunda-feira, 13 de maio de 2013

ACIDENTES DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO, INCLUSIVE COM MORTE


Somente nos últimos três dias, pelo menos quatro acidentes ocorreram em cidades paulistas, dois deles com morte.

A tragédia aconteceu no sábado passado, dia 11, em Guarulhos, na Grande São Paulo, um carro perdeu a direção e atingiu um ônibus (foto acima) estacionado numa plataforma de um terminal de ônibus no bairro do Taboão. O motorista morreu na hora e o caso está sob investigação no 7º distrito policial da cidade.

Na noite do mesmo dia 11, um ônibus de turismo perdeu o freio no município de São Manuel. O veículo desceu de ré e atingiu um canteiro central, caindo em seguida. 25 pessoas saíram feridas. O ônibus de fretamento estaria com a documentação irregular e péssimo estado de conservação.

Na manhã de ontem, um ônibus da Viação Gato Preto (foto abaixo) sofreu a batida de um carro e, perdendo o controle, atingiu uma banca de jornais no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. Quatro pessoas saíram feridas, mas não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Hoje de manhã, Campinas, um ônibus bateu na traseira de um caminhão no Km 116 da Rodovia Professor Zeferino Vaz. 11 pessoas saíram feridas, entre elas o motorista, que, preso nas ferragens, foi socorrido em estado grave para um hospital.


NOVA LICITAÇÃO - Enquanto isso, autoridades de Mauá, na Grande São Paulo já começam a discutir a substituição do atual sistema de concessões de linhas de ônibus, usando o critério de lotes em vez do de consórcios, que demonstrou seu fracasso em cidades como Curitiba e Rio de Janeiro, além da capital paulista.

O sistema de lotes seria uma concessão dada por região de bairros, medida que parece menos complicada que a de consórcios, já que estes consistem em grupos empresariais e aumenta o poder político das Secretarias de Transportes, que na prática viram dublês de administradores de frotas de ônibus.

Há rumores de que esse novo modelo esteja sendo discutido também na capital paulista. E há também uma esperança para que esse novo modelo elimine de vez a incômoda padronização de pinturas que na prática esconde as empresas de ônibus dos passageiros e estimula a corrupção no transporte coletivo.

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