segunda-feira, 5 de novembro de 2012

FUNCIONÁRIOS DA REAL AUTO ÔNIBUS FAZEM GREVE


Cerca de 800 funcionários da Real Auto Ônibus, "cabeça" do consórcio Intersul e integrante também dos consórcios Internorte (só rodoviário) e Transcarioca, paralisaram as atividades e fazem protestos na garagem da empresa, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A empresa, que havia sido encampada em 1985, havia recuperado sua qualidade de serviço nos anos 90, mas a "nova lógica" do sistema de ônibus carioca, implantado pelo então secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão - que se tornou sub-secretário do atual titular, Carlos Roberto Osório - fez decair o serviço, porque o sistema deixou de permitir a autonomia identitária e operacional de cada empresa.

A Real Auto Ônibus é uma das empresas que apresentam carros enguiçando, ônibus acidentados (como na foto acima, envolvendo um carro novo) e boa parte da frota circulando com a lataria amassada nas ruas do Rio de Janeiro. A empresa opera em linhas para as zonas Norte, Oeste e Sul em ligação com o centro do Rio.

Os trabalhadores reclamam que sua jornada de trabalho é degradante, chegando ao regime escravo de 15 horas. Vários veículos também circulam com os motoristas assumindo dupla função, sobrecarregando seu trabalho e oferecendo riscos de acidentes a ele e os passageiros.

Segundo informações do portal R7, a empresa adota "práticas consideradas abusivas como obrigar o trabalhador a dobrar o serviço, sendo que quem se recusa é punido com a troca de linha e horário; exigir o transporte diário de 300 passageiros; descontar abusivamente avarias e multas dos ônibus, procedimento que é vetado pela nova lei que rege os motoristas, entre outras".

Às 15 horas está prevista uma reunião do Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio de Janeiro) com os funcionários e patrões da Real para definirem os rumos da greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...