quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ÔNIBUS CONVENCIONAIS DO RJ ADOTAM "DUPLA FUNÇÃO"


Que a desorganização do sistema de ônibus do Rio de Janeiro mostra uma decadência gritante, isso é verdade.

Mas quem imagina que a coisa parou no "baile de máscaras" da padronização visual dos ônibus, nos veículos enguiçados aos montes, nos acidentes trágicos que envolvem até BRTs, porta com defeito no BRS da Translitorânea e nos males súbitos sofridos pelos motoristas, ainda não viu a tragicomédia completa.

Pois agora, não bastassem os ônibus novos adquiridos sem o banco do cobrador, como certos carros da Mascarello da Real Auto Ônibus e os da Marcopolo Torino 2007 da Viação Ideal, a pretexto de substituírem micrões que tinham essa limitação, agora são os ônibus que possuem até banco de cobrador, mas que não contam com o seu responsável, impondo a dupla função para o motorista.

O que é pior. As denúncias apontam que o "efeito Gasparzinho" - gozação para o fato de um banco de cobrador ficar vazio - ocorre geralmente de noite, na maioria das vezes em linhas destinadas ao subúrbio do Rio de Janeiro, incluindo a Zona Oeste, seguindo a "lógica" que já acontece com os ônibus para a Baixada Fluminense.

Com isso, os passageiros sofrem mais vezes o risco que a dupla função já oferece para os motoristas durante o período diurno, em céu claro. Isso porque, com o céu escuro e a cidade mais vazia, aumentam os riscos de ocorrência de assaltos, sobretudo na lentidão do embarque, e de acidentes de trânsito.

Nesse horário, já é arriscado, mesmo em condições normais, um motorista trabalhar durante a noite, mesmo acompanhado de seu parceiro cobrador. Com a dupla função, o motorista, já bastante estressado e apreensivo - pode ser assaltado a qualquer momento ou sofrer algum acidente no caminho - , ainda precisa acumular suas atenções tanto para a condução do veículo quanto para a recepção do dinheiro da tarifa e a eventual distribuição do troco.

Isso faz uma diferença bastante negativa no percurso do ônibus, transformando a simples volta para casa no período noturno em momentos de muita angústia e preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...