domingo, 25 de março de 2012

LINHA DA 1001 TEM DEMANDA FRAQUÍSSIMA



Por um erro estratégico do DETRO, uma das linhas intermunicipais para o Rio de Janeiro está causando dor de cabeça à empresa operadora, por conta da baixíssima demanda.

Trata-se da linha 775D Charitas / Humaitá, da Auto Viação 1001, que possui o agravante de circular quase sempre com ônibus praticamente vazios, o que significa um grande prejuízo para a empresa.

Em muitos casos, os veículos que circulam na linha chegam, nos dias de semana, a rodar vazios de Charitas ao Ingá, em Niterói, e já vão para a ponte com uma lotação que não paga os custos de combustível da frota em circulação.

No Rio de Janeiro, nem se fala, afinal quem está na cidade já se dispõe de linhas para o Botafogo, Copacabana (via Túnel Velho) e Jardim Botânico que passam no Humaitá, e várias linhas que passam pela Av. Pres. Vargas e pela Lapa, que fazem parte do trajeto da linha 775D.

A 1001, que já acumula um excedente de linhas, na medida em que pegou também várias linhas da Rápido Macaense, não consegue obter o lucro necessário, na linha 775D, que possa pagar os altos custos da linha.

A baixíssima demanda contém um agravante se compararmos que linhas mais funcionais como a 144 Caxias / São Gonçalo, da Transturismo Rio Minho, são muito mais funcionais e possuem alta demanda potencial, mas sua circulação se restringe ao horário de pico.

Para a 775D ter algum aproveitamento, o itinerário poderia ser prolongado para a Barra da Tijuca (altura da Alvorada e Via Parque) porque, embora haja maior custo devido ao percurso, haveria uma demanda até agora inédita entre Niterói e Barra, fazendo com que a linha tenha sua razão de ser.

Do jeito que está, só será prejuízo, com os pouquíssimos passageiros que se dispõem a pegar os ônibus da 775D.

Um comentário:

  1. Valeu Posto Minha Foto Pegou do Onibus Brasil ou riostrense ??? Até Mais !!!! e deixo os creditos !

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