quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

APÓS 22 ANOS, LINHA SOTEROPOLITANA ABANDONA POOL



Algo novo ocorre em Salvador. Se, nas Comunicações, já existe o Conselho Estadual de Comunicação para limitar os abusos da mídia, e deputados já se empenham para tentar frear os abusos da "cultura" popularesca local, que não obstante promove valores machistas e outras baixarias, nos Transportes parece que a coisa começa a se arrumar, aos poucos.

A Barramar muda de estampa para uma mais criativa que a anterior (que já era bela), o que pode contribuir para o fim do "branquinho básico" das demais empresas, que correrão atrás para adotar também um belo visual.

Os micro-ônibus praticamente desapareceram, com exceção dos chamados "amarelinhos". Mas nada impede que os "amarelinhos" de hoje possam se evoluir para os midis de amanhã. Mas as linhas regulares agora só operam com ônibus grandes, o que diminui o sofrimento nos horários de maior lotação.

A pulverização e o "pool" começam a ser desfeitos aos poucos. A Praia Grande Transportes deixa a linha 0508 Cosme de Farias / Lapa, se concentrando no subúrbio ferroviário. Outras empresas começam a mexer os "pauzinhos" e também começam a diminuir as disparidades de áreas por empresas, gradualmente.

O destaque é a linha 0220 Ribeira / Sabino Silva, que parecia um "pool" irremediável, embora evidentemente ineficaz. Tendo sido linha dividida entre a Vibemsa e a Campo Grande, depois Ondina e Campo Grande, Ondina e Sul América, Ondina e Omni e nos últimos dez anos Rio Vermelho e Praia Grande, a linha agora está 100% com a Viação Rio Vermelho.

É algo para comemorar, porque o ideal é uma linha de ônibus ficar com apenas uma empresa, porque assim há maiores responsabilidades e mais segurança para os passageiros reclamarem de algum transtorno ocorrido.

O que admira também, em Salvador, é que uma nova geração de busólogos - Eduardo Lima, Rodrigo Chiclete, Felipe Pessoa, Franz Hecher e outros - se destaca pela humildade e pela descontração, além das belíssimas fotos.

Ainda há muito o que mudar em Salvador, mas já é ótimo que as primeiras mudanças já estejam acontecendo.

2 comentários:

  1. Sobre pool, não tenho opinião a favor ou contra, mas, o que incomoda mesmo é a ameaça de formação de monopólios como o repasse do setor Zona Norte da Estrela Azul para a Pavunense e isso não cheira bem.

    ResponderExcluir
  2. Notícia fresquinha do André Neves no Facebook: o Shopping Carioca está ameaçado de demolição com o processo de "Curitibanização" do RJ.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...