quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RJ: PERIMETRAL SERÁ DESTRUÍDA ATÉ 2015


PRAÇA MAUÁ, HÁ 50 ANOS ATRÁS - Lugar voltará a ficar a céu aberto.

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que o Viaduto da Perimetral, via expressa que liga a Av. Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, será demolido até 2015.

As obras estão previstas para começarem em 2013, porque, segundo os técnicos, será preciso construir primeiro os acessos no entorno do Santo Cristo, incluindo um túnel conhecido como Binário.

A Av. Rodrigues Alves sofrerá obras, na primeira etapa, no trecho entre a Rodoviária Novo Rio e o Mosteiro de São Bento. Está prevista uma outra avenida paralela para desafogar o tráfego. Será nesse local a primeira fase de demolição do viaduto, que depois envolverá o trecho próximo ao Hospital Central da Marinha até a Av. Pres. Vargas.

A princípio, será mantido o trecho mais recente do viaduto, entre a Av. Pres. Vargas e a Av. Gen. Justo, junto ao Aeroporto Santos Dumont. O trecho foi o último da Perimetral a ser inaugurado, em 1962. Suas obras em 1961 fizeram com que linhas que passam na Av. Alfred Agache - como a 25 Jacaré / Ipanema, hoje 474 Jacaré / Jardim de Alah - fossem deslocadas para ruas no Castelo.

No entanto, até esse trecho será demolido. Mas será na última etapa, em 2015, quando a paisagem carioca ficará livre do polêmico viaduto que, segundo muitos especialistas e até intelectuais da cultura carioca, tirou a beleza da Zona Portuária do Rio de Janeiro, e transformou seus entornos em ambientes sombrios propícios para a marginalidade.

2 comentários:

  1. O sr.Prefeito está pegando as ideias do sr.Luís Paulo Conde que defendia o fim da Perimetral e a "Curitibanização" dos ônibus que o Conde queria implantar também.

    ResponderExcluir
  2. Incrível o apoio que tem esse projeto, de pegar os carros que hoje circulam isolados na Perimetral e jogá-los no meio dos bairros da zona portuária! Não há um mísero quilômetro de metrô no plano, mas os carros sumiram da cidade, num passe de mágica, nas ilustrações enganosas do "Porto Maravilha".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...