quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MARCOPOLO LANÇA VIALE BRT



Embora seja, no fundo, muito discutível essa ideia de BRT (Bus Rapid Transit), é inegável que ela influa na criação de novos modelos com piso baixo e versões articuladas.

Pois a Marcopolo - que já havia lançado projetos pioneiros em Curitiba, a exemplo também de sua "irmã" Ciferal, que havia lançado o Padron Alvorada antes na capital paranaense - entrou na concorrência dos modelos futuristas da CAIO (Mondego e Novo Millennium) e Neobus (Mega BRT), decidiu lançar o modelo Viale BRT.

Com uma leve modificação estética ao Gran Viale - que inspirou a linha Torino 2007 - como uma curvatura na dianteira, o Viale BRT, como o próprio Gran Viale, difere do modelo Viale tradicional, de longe um dos mais belos lançados pela indústria gaúcha-fluminense.

Mas a beleza do Viale BRT, se é diferente do Viale original (que já está há 13 anos no mercado, apenas passando por pequenas mudanças de design), não é de modo algum inferior. Exposto no TRANSPÚBLICO, exposição de transportes ocorrida há algumas semanas em São Paulo, o ônibus foi admirado por muitos visitantes, que puderam entrar e conferir sua beleza interna e externa.

A julgar pelo que já acontece com o Mega BRT e Mondego, é possível que o Viale BRT passe a ter também versões em comprimento convencional, mas com motor traseiro e piso baixo. O que pode tranquilizar aqueles que acham que colocar ônibus articulados em tudo quanto é linha de ônibus é um exagero. Afinal, a versão convencional pode unir a beleza dos modelos especiais com o tamanho restrito para determinadas ruas menos largas das cidades.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...