quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MADUREIRA E CASCADURA NÃO TÊM ÔNIBUS PARA COPACABANA


NA DÉCADA DE 70, CHEGOU A EXISTIR UMA LINHA 457 LIGANDO VILA VALQUEIRE A COPACABANA, PASSANDO POR MADUREIRA E CASCADURA.

O descaso das autoridades do transporte coletivo - que apelaram para a decadente e desnecessária padronização visual dos ônibus cariocas - faz com que determinados ramais de ônibus, bastante necessários e funcionais, no entanto não sejam adotados em novas linhas de ônibus.

Não dá para entender por que bairros importantes como Madureira e Cascadura não conseguem mais ter um ramal de ônibus para Copacabana e Ipanema. Até tiveram uma chance de ligação por ônibus na década de 70, mas inexplicavelmente, acabou.

Trata-se da antiga linha 457 Vila Valqueire / Copacabana, sem a menor relação com a 457 atual, a não ser pela coincidência de percurso pelo Méier e pelo Túnel Santa Bárbara e pelo fato de se destinar a Copacabana (a atual 457 vai até Ipanema).

Operada pela Transportes Uruguai, a linha passava pelo Campinho e daí por Madureira e Cascadura. Era uma linha funcional, mas inexplicavelmente foi extinta, num dos casos absurdos de linhas funcionais extintas.

A 442 Lins / Urca, pelo menos, teve sua extinção justificada pelo elitismo dos moradores da Urca, que não queriam "farofeiros" no bairro. Uma extinção justificada pelo preconceito, injusta e discriminatória, mas dotada de algum motivo, por cruel que seja.

Já a antiga 457 nem motivo real de extinção foi feito. Apenas a desculpa de "não ser rentável", provavelmente. A atual 457 Abolição / General Osório é funcional à sua maneira, como disse o amigo Marcelo Delfino, porque a Abolição já possui uma demanda forte à parte. O que deveria ser feito é uma outra linha que viesse de, pelo menos, Cascadura.

Até agora, Madureira e Cascadura só vão para a Zona Sul através da linha 755 Cascadura / Gávea, que pega apenas um pedaço do Leblon. Mas para Copacabana e Cascadura, até agora, nada de linha direta.

Mas a recente criação de uma variante tola da 457, Abolição / Praia de Botafogo - teria sentido se a prefeitura carioca tivesse criado uma variante da 298 Acari / Castelo para a Praia de Botafogo, podendo até ter nome curioso: "Fazenda Botafogo / Botafogo" - , só mostra o quanto as autoridades agem diante da ligação Zona Norte-Zona Sul por ônibus: com descaso ou paliativos.

Pois é uma mentalidade que é capaz de criar muitas linhas da Central para a Zona Sul, mas é ainda indiferente à ligação de Madureira e Cascadura para Copacabana e Ipanema. Demanda para as duas duplas de bairros não falta, e, com a máxima certeza, é muito grande.

Ela se dissolve pelo transporte intermediário por trens, metrô ou mais de um ônibus, mas de fato existe uma demanda fortíssima que mora ou trabalha em Cascadura e Madureira e que trabalha ou mora em Copacabana e Ipanema.

É uma demanda que, aliás, nem tem muito dinheiro assim para pagar quatro ônibus por dia, e, dependendo do salário, nem o Bilhete Único consegue compensar os grandes gastos por transporte.

Portanto, cabe às autoridades pensarem em implantar a ligação direta, por ônibus, de Madureira e Cascadura para Copacabana e Ipanema. O Rio de Janeiro agradecerá.

3 comentários:

  1. Bem, que eu saiba e o próprio Edvaldo Gonçalves relatou em muitos lugares de quem operou a versão anterior do 457 foi a antiga Choupal 805xx.

    Se não fosse forças ocultas se é que me entendem, essa ligação Vila Valqueire x Copacabana poderia ir ter ido por Jacarepaguá (via Taquara) e por Barra (trecho da Avenida Lúcio Costa na praia). Tudo para fugir da coincidência do saudoso 755 (renumerada desnecessariamente de forma absurda). O código Vila Valqueire x Copacabana, desconsiderando a onde "MODERNINHA" da Prefeitura, poderia ser 765.

    Para encerrar, comentei no Orkut, o sr.Prefeito está doidinho para obrigar para que os passageiros façam baldeação FORÇADA com o s Trans da vida. Isso sem contar com as extinções definitivas do 340/346/368/369/388/390/399. Linha longa para essa gente, infelizmente, não interessa e os busólogos moderninhos embarcam nisso.

    ResponderExcluir
  2. Uma outra solução seria a utilização da Linha Amarela sem ser somente em benefício dos moradores da Barra. Uma que saisse de madureira, fosse pro encantado e subisse a linha amarela ali indo até a perimetral onde descia logo no aterro e fizesse a orla até onde fosse conveniente

    ResponderExcluir
  3. Não há ligação de madureira ou cascadura até copacabana pelo mesmo motivo clichê de sempre. A questão que nosso prefeito atual só se interessa com a Zona Sul e para ele não interessa ligar o subúrbio com a elite. O que me surpreende é a linha 474 jacaré X Jardim de Alah ainda resistir naturalmente as mudanças sem fundamento que a prefeitura andou fazendo. As integrações criadas pelo governo facilitando as baldiações entre meios de transportes diferentes e entre os próprios ônibus, não passam de uma desculpa maquiada para não se criar linhas diretas do subúrbio até a zona sul. É fácil de argumentar que não há necessidade de criar uma linha madureira X copacabana por exemplo, porque saindo de madureira até o centro e pegando outro até a zona sul, você faz integração e paga apenas o valor de uma passagem através do BU municipal, mas na prática faz muita diferença. Se questionássemos o prefeito em respeito a isso com certeza ele diria que o Bilhete único carioca foi feito para facilitar a vida do cidadão e auxiliá-lo quando precisar fazer longos percurssos, e afirmaria que o sistema de bilhetagem eletrônica supri essa carência de linhas. Porém quem diariamente usa esse sistema adotado pelo governo ou necessita fazer essas longas distâncias em que não há uma alternativa direta ao destino, sabe que faz muita falta ter linhas que ligam o nosso subúrbio carioca com bairros da zona sul.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...