segunda-feira, 18 de abril de 2011

PEDIDOS DE CENSURA CONTINUAM NA BUSOLOGIA



Um determinado busólogo pediu a retirada de uma foto que nem era dele, mas de outro autor, achando que o uso sem autorização da foto é "crime hediondo".

Sem respeitar a liberdade de expressão e de informação, e desprezando que eu DOU O DEVIDO CRÉDITO À AUTORIA ORIGINAL DA FOTO, o que em si já é um respeito ao AUTOR ORIGINAL, ainda que não peça para utilizá-las, afinal, precisa de burocracia para isso?

O próprio busólogo, que infelizmente é famoso por comprar briga não só contra mim e contra meu irmão, mas contra muitos outros busólogos - ele havia feito um comentário racista contra um membro do OCD Holding - , afirmou desprezar completamente as acusações de censura.

Lamentavelmente, esse busólogo, que, sabemos, está ligado a políticos aliados do Governo do Estado do Rio de Janeiro, faz comentários infelizes, se faz de moralista e legalista, mas faz comentários grotescos como "seus blogs me dão nojo".

Esse busólogo tem que tomar muito cuidado com o que diz, porque tudo o que ele disser será lançado contra ele. Sua arrogância mostra o quanto ele está desesperado, querendo fazer prevalecer sua opinião e lançar busólogos contra outros, ou então tentar tirar vantagens pessoais a pretexto de "defender" certos busólogos.

Pois a atitude golpista desse busólogo é que dá nojo a todo cidadão de bem que o conhecesse. Ele é que fica disparando comentários grosseiros, ofensivos, sem autorização, o que, isso sim, pode dar cadeia.

É bom deixar bem claro que temperamento assim como esse busólogo teve o militar Jair Bolsonaro durante muito tempo, o que deu no que deu. Ele era "legalista", "moralista", "sentia nojo" dos que não concordavam com ele, e, se houvesse Internet e blogs naqueles tempos, ele estaria mandando mensagens ofensivas e agressivas.

Pedimos que o busólogo se modere, porque a irritação não leva a coisa alguma. Um dia ele tem visibilidade, está feliz ao lado das autoridades, mas o pavio curto deixa tudo a perder.

Portanto, não vou aqui fazer o jogo dele. Para que eu fazer MSN para ele impor sua "verdade absoluta" e disparar desaforos? Ele que tenha humildade, e tome muito cuidado. Se ele pensa em entrar na política, talvez como vereador, é bom que ele saiba que a simpatia e o respeito às opiniões discordantes é uma boa campanha eleitoral.

Eu tenho a consciência limpa. Se não enviei pedido para busólogos para usar suas fotos, também não tive a covardia de tomá-los como "de minha autoria". Eu SEMPRE RESPEITEI A AUTORIA ORIGINAL DA FOTO. Aí sim, seria um ato criminoso sujeito a detenção.

É lamentável que um busólogo tão bem relacionado no meio político não saiba o que é CRIME HEDIONDO, que pelas leis atuais no Brasil se referem a crimes como racismo, sequestro e outras práticas extremistas.

Não me parece que reproduzir uma foto seja crime hediondo. Além disso, sou jornalista e estou acostumado a pegar fotos na Internet, desde que mantendo, na medida do possível, os créditos originais, quando a foto não for de domínio público (sem crédito de autoria).

Se reproduzir fotos sem autorização fosse "crime hediondo", certamente 99% da Internet seria derrubado e muitos internautas e blogueiros inocentes estariam presos em regime fechado, sem direito a fiança, tidos como "criminosos perigosos".

Por isso o comentário do tal busólogo sobre reprodução de fotos foi totalmente infeliz. Quis dar uma lição de moral, acabou dando uma demonstração de uma visão golpista, numa conduta que hoje mancha a reputação de veículos jornalísticos como Veja e Folha de São Paulo.

Outra coisa que o busólogo desconhece é que os fotologs sobre busologia permitem o uso livre das fotos, desde que mantendo os créditos de autoria original. É o que faço. E sempre agi em respeito aos autores originais, sendo Adriano Minervino, Rafael Silva, Marcelo Lucas e outros.

Nunca usei uma foto deles sem que a autoria desses fosse omitida. Por isso, nunca "roubei" as fotos deles. Por isso, tal acusação não tem o menor fundamento.

Agora esse insólito fenômeno da censura - "se não concorda comigo, não publique minha foto" - mostra o quanto o instinto golpista reina na mente dessas pessoas, que não sabem que eu uso tais fotos pelo livre direito de informação, dentro dos princípios democráticos legais.

Portanto, o busólogo em questão demonstrou-se anti-democrático e intolerante, e acima de tudo injusto. Ele é que tem que ser homem para aceitar que nem todo mundo pensa igual a ele.

Eu nunca fui ao blog dele sobre ônibus para dizer qualquer comentário que seja. Nunca falei que sentia nojo do blog dele, até porque, modéstia à parte, ele é bem feito. Também admirava outro fotolog dele no Fotopages, sobretudo com as belas fotos feitas no Méier e arredores feitas por ele e sua equipe.

Por isso nunca esculhambei o talento dele como fotógrafo - virtude que reconheço nele - e nem disse que o blog dele é um lixo porque exalta a padronização visual. Mas ele, infelizmente, investe na intolerância esculhambando meu trabalho de fotografia ou dizendo que meu blog é um horror só porque não pensa igualzinho a ele.

É realmente uma pena que a busologia fluminense esteja seguindo um caminho assim. Isso pode promover uma péssima imagem dos busólogos locais para o resto do país. Isso pode manchar ainda mais um hobby que ainda é visto com preconceito pela sociedade. Para as pessoas acreditarem que os busólogos são violentos, é um pulo.

Portanto, não vou retirar as fotos, desta vez, porque não cometi ilegalidade. Os créditos originais de autoria são respeitados, o que já é um procedimento legal. Defendo o direito à informação, sou contra a censura, mesmo ela travestida de "moralidade".

Que o busólogo seja um pouco mais democrático e pare de dizer tantos comentários infelizes.

8 comentários:

  1. Sem contar que um outro aí que pensa que está acima do pedestal e se acha superior onde tem uma postura arrogante.

    A busologia se divide em 1.001 coisas, mas, essa pessoa não respeitas as preferências de cada um. Eu, por exemplo, me pautei nas pinturas e nos números de ordem dos ônibus, estou sendo derespeitado por essa pessoa dizendo que não sou busófilo/busólogo. Complicado, né? Sem contar as piadinhas de museu e essas coisas.

    Digo sempre que ônibus rodoviários não é a minha praia, mas, não fico pichando quem se pauta nos ônibus rodoviários.

    Não queria falar sobre esse assunto, mas, está intalado na garganta.

    ResponderExcluir
  2. Pierre. Desisto do seu blog.
    Desde 2001, vivi esse tipo de discussão e, desde que saí da adm de uma das listas de maior circulação, vejo que as moscas mudam, mas é sempre a mesma M.
    Sei que, apesar do esforço de muitos para tornar o hobby mais sadio, tenho certeza que isso nunca vai ser realidade.
    É uma pena que um blog cujo me tornei leitor porque achava que tinha idéias interessantes, tenha se perdido em picuinhas contra alguns busólogos e contra os que comandam o RJ.

    Caso queira comentar algo, fique a vontade para utilizar meu e-mail.

    Boa sorte na sua jornada.

    Ewerton Morais
    cypresstk arroba hotmail com

    ResponderExcluir
  3. Ewerton,

    Em primeiro lugar, não é o Marcelo Pierre que faz esse blog, mas eu.

    Segundo, não tenho picuinha contra busólogos de qualquer natureza. Os busólogos é que criam picuinha contra mim, até porque eu era admirador de vários deles que mandaram mensagens contra mim.

    Terceiro, eu simplesmente faço críticas políticas, como todo jornalista faz. Vou ter que me silenciar a eles?

    Não se preocupe porque, quando puder, eu colocarei tópicos interessantes.

    Em todo caso, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, impera a vaidade em alguns que se julgam busólogos e busólfilos tanto que nunca frequentei e jamais vou frequentar agora com essa encampação branca nesses encontros e tal.

    ResponderExcluir
  5. O busólogo que lançou o tal comentário agressivo contra nós é tão empenhado na política, tão dado a se envolver em projetos de cidadania, que deveria, antes de verificar certas coisas antes de falar.

    A lei sobre crimes hediondos está disponível no sítio do Governo Federal e lá não há qualquer menção à reprodução sem autorização de fotos.

    O link é esse, para ele consultar e conferir:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8072.htm

    Ou será que ele também é mais um inimigo do protocolo Creative Commons?

    Depois ele quer ser dado a progressista e dizer que o que ele defende "não é censura"?

    ResponderExcluir
  6. O pior é uma postagem de, aparentemente, de um jovem que vi na comunidade do Orkut da Rádio Globo defedendo aquele período que o Brasil teve (antes de 1985) com o argumento de haver ordem.

    ResponderExcluir
  7. Um busólogo/busófilo acha que todo mundo que tem esse hobby tem que ter uma postura CHAPA BRANCA porque responsáveis das empresas estão vendo nas redes sociais e nos fotopages.

    Sinceramente, é um absurdo isso porque me pauto pela INDEPENDÊNCIA sem ter rabo preso com ninguém. Meu Brasil Brasileiro como diria Marcelo Malaquias quando tomei conhecimento dessa postagem.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de comentar sobre os chamados "Busólogos Profissionais".

    Nessa expressão, não quer dizer que receba necessariamente um $$$$$ até porque seria levianidade de minha parte.

    Na questão dos "Busólogos Profissionais", são os comentários frios: diferente da verdadeira busologia que caracteriza pela forma descontraída.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...