quinta-feira, 10 de março de 2011

MAIS UM ACIDENTE DE ÔNIBUS DE CURITIBA OCORREU EM JANEIRO PASSADO



Mais um acidente com ônibus havia ocorrido no centro de Curitiba, desta vez com dois veículos.

A ameaça de colapso - se é que já não está ocorrendo - no sistema de transporte coletivo na capital paranaense está causando pânico entre os tecnocratas.

Afinal, para eles, a reputação de Jaime Lerner, o "pai da padronização visual dos ônibus" e toda uma lógica tecnocrática e neoliberal aplicada ao transporte coletivo está em queda livre, o que assusta seus adeptos às vésperas da copa de 2014, quando seu modelo de transporte coletivo completa 40 anos.

Afinal, para Jaime Lerner, tudo, para a população, nada. A padronização visual é apenas o carro-chefe de um método de concentração de poder político das Secretarias de Transportes, e esse método está simplesmente dando errado em várias capitais do mundo. No Rio de Janeiro, seu fracasso já é comprovado, como numa peça de teatro que já começa ruim.

Até a reação contrária de fanáticos arrogantes e grosseiros, como um conhecido busólogo dado a xingar os discordantes, usar o nome de um deles como fake mas por outro lado bajula as autoridades, mostra o quanto a padronização visual é uma medida que fracassa na Cidade Maravilhosa. O projeto será empurrado à força, mas que tem tudo para dar errado, tem, e já está dando.

Daí as reações contrárias, de pessoas xingando, tentando negar o fracasso que salta aos olhos, usando pseudônimos, fakes, atirando barras de chumbo escondidos nas trevas. É um pessoal que sabe que sua causa está perdida, ainda que vigente.

Temem a queda de reputação das autoridades envolvidas, que podem se tornar frangalhos na recepção das comitivas da FIFA e do COI.

Temem que seu esquema de politicagem - o que há de busólogos querendo uma cadeira no gabinete de Alexandre Sansão - seja denunciado e desmascarado, e que todo o circo de privilégios dos busólogos "profissionais" junto a Eduardo Paes e companhia seja posto a perder.

O que se sabe é que essa patota que nos dirige desaforos, comentários irritadiços etc é TOTALMENTE INDIFERENTE ao interesse público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...