quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BUSÓLOGOS AINDA QUEREM MUTILAR BLOGS



Infelizmente, recebemos ainda mensagens de certos busólogos que, extremamente arrogantes, querem que se retire as fotos deles dos blogs que não compartilham da visão deles. "Não concordou comigo, tire minha foto", é o que dizem.

A foto pode estar no blog há dois, três ou quatro anos, com busca no Google, com internauta tendo gravado a foto com a tarja do blog, que o busólogo tal não quer saber. Tirando onda de moralista, sem saber a diferença entre projeto de lei e decreto-lei, ainda diz que "reproduzir foto sem autorização é crime", numa demonstração de pura intolerância pseudo-legalista.

Cresce a arrogância e o reacionarismo de uma minoria de busólogos, alinhados a interesses de políticos poderosos, e isso preocupa, até porque um hobby que seria feito para unir pessoas e fazer amigos, está provocando violentas divergências. Isso porque uma parte de busólogos se alinhou às elites políticas e tecnocratas, a outra (como neste caso) preferiu permanecer ligado ao simples interesse público.

Isso mostra o quanto essa elite de busólogos está se tornando autoritária e, por isso, defendendo a censura. Não vê que muitos blogs podem até reproduzir suas fotos sem licença ou autorização, mas os créditos são mantidos e citados devidamente nos textos. E citados de maneira respeitosa.

Eu mesmo escrevi, certa vez: "esta foto foi tirada pelo busólogo tal", de maneira respeitosa, reconhecendo o devido crédito. Mas como o busólogo diverge de visões comigo, ele mesmo assim pediu para eu tirar a foto dele. Tudo bem, tirei a foto dele como tirei a de outros, como a de um ex-Clube do Trecho que disparou grosserias contra mim, me chamando de "seu m...".

Bato nesta tecla: imagine se esses caras perderem os canais que tem no portal Ônibus Brasil, ou no Railbuss, ou no Portal Interbuss, por conta desse autoritarismo todo, por conta desse pavio curto. Muitas vezes a arrogância irritadiça pode representar um preço muito caro, principalmente pelo desrespeito travestido de "moralismo legalista".

Imagine se só o busólogo tal tirou a foto do ônibus X. Será que somos proibidos de publicar a foto desse ônibus, porque "não somos autorizados" a publicar fotos desse autor?

Agindo assim, o próprio autor não está sendo desrespeitado por nós, mas por ele mesmo, tomado de pura arrogância e egoísmo censor.

É bom tais busólogos tomarem cuidado consigo mesmos. Defender a censura sem medir a forma de como fotos suas estão sendo usadas só expõe o autoritarismo deles.

Falta uma autocrítica nesses busólogos que, iludidos com o poder mas questionados nos bastidores, se enfurecem à menor discordância. Não param para pensar sobre seus atos, cometem grosserias que só fazem a busologia ficar desmoralizada.

Além do mais, o verdadeiro cidadão não é aquele que se acha convencido, não é aquele que se infla de superioridade, nem é tomado de vaidades enrustidas.

E nem humilde será o arrogante que se esconde numa declaração de pretensa humildade, enquanto ataca os outros, censura a publicação de fotos, faz desaforos.

É lamentável que haja busólogos assim. É muito triste que um hobby tão bacana seja corrompido por mentes tão temperamentais, autoritárias, censoras, gente que não sabe que sua pretensa superioridade, devido à arrogância e ao nervosismo, pode botar tudo a perder.

Afinal, quando a cabeça está quente demais, os pés estão demasiado frios.

2 comentários:

  1. Fui vítima por volta das 19:00h da falta de respeito numa outra comunidade de empresa de ônibus (prefiro não citar). Vejam a postagem:

    "Quem olha essa birra toda nem diz que são provenientes de homens barbados...

    Tá na hora de crescer e aprender que transporte não é só pintura bonitinha, prefixo "tradicional", ou coisas do gênero. Porque vocês não procuram um museu? É uma ótima idéia..."

    Se eu mandasse uma mensagem reagindo, seria pior e estou IRRITADO com essa mensagem e muita gente se irritou bem antes de quem postou essa mensagem infeliz direcionado a mim chegando até nos blogs. Olha, não tenho o que falar, mas, digo o seguinte: quem não sabe o passado, o que saberá do futuro?

    Dar patada com tempero de arrogância não é busologia.

    Agora, de noite, não é exatamente tirar as minhas dores, mas, as pessoas leram a patada com tempero de arrogância, pediram para que se respeitasse a opinião contrária. Sincermanete, acho que isso é FALTA de educação.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal a favor está chamando o pessoal contra de ANTIQUADO e jogando piadinhas do tipo visitar museu, galeria de arte, etc... vendo 1.001 lugares entre comunidades do Orkut e fotopages.

    Sinceramente, uma falta de respeito, uma INTOLERÂNCIA à opinião contrária e, meio que um desabafo, dar um desânimo ler essas alfinetadas, piadinhas, etc... Está feia a coisa. Dá vontade de largar tudo por causa dessa intolerância de opinião.

    Passa-me uma IMPRESSÃO que esse pessoal está tratando a busologia como uma profissão e não como um hobby. Eu trato como um hobby e não concordo o que foi colocado a partir do dia 06/11 e ponto final e SE RESPEITA essa posição coisa que não está acontecendo, infelizmente.

    Vou tentar postar que seja a última mensagem sobre esse assunto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...