sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BUSÓLOGO ESQUENTADINHO MANDOU MENSAGEM



Um busólogo esquentadinho, querendo desfazer este blog, mandou mensagem reprovando a utilização de uma foto retirada de outro fotolog, e ainda ironizou dizendo que nós nos apropriamos de uma pauta desse fotolog, chamando o autor do mesmo de "piadista".

O arrogante busólogo, demonstrando estar completamente desinformado das coisas, não sabe que sou jornalista e que nunca pego fotos alheias para me apossar delas. Pego a título de informação. Tanto que elas aparecem nos seus créditos originais, seja no próprio arquivo, seja nas citações do texto.

Esse infeliz costume de fulano pedir para outro retirar suas fotos só por um tolo motivo de discordância, além de mostrar o claro caráter censor de alguns busólogos, comete o sério risco de mutilar fotologs. Imagine se o busólogo X foi o único a tirar fotos de tal ônibus. Se eu usar as fotos dele, não estarei me apropriando de seu acervo, uso as mesmas a título de informação. Mas a fúria por discordâncias tolas, aumentadas por paixões cegas, pode botar a missão informativa a perder.

Se seguisse o raciocínio equivocado do tal busólogo, certamente ele teria que condenar as emissoras de televisão, que usam imagens da CNN e outros canais de notícias para mandar seus informes. E o rapaz teria que condenar também os jornais populares, distribuídos gratuitamente, porque usam fotos retiradas da Internet.

Se fosse nos tempos da imprensa escrita, então, isso seria o mesmo que picotar e mutilar jornais, forçando a reimpressão onerosa, tudo porque fulano pediu para retirar a foto tal por causa de uma discordância com o dono do jornal. Assim não dá.

O que ele acharia se eu lhe dissesse para ele então me comprar uma máquina fotográfica digital, novinha, e me enviasse pelo correio, via Sedex, porque minha máquina fotográfica pifou, e me pagasse as viagens de ônibus que eu precisasse para tirar minhas próprias fotos?

A indelicadeza desse busólogo tem retorno. E não sou eu que darei, mas ele mesmo quem dará, com seu temperamento de pavio curto, que em si só estabelece o preço de sua conta.

É como diz o ditado: "Quando a cabeça esquenta demais, o pé fica demasiado frio".

Quanto a mim, estou com a consciência tranquila.

2 comentários:

  1. Parece que a maioria dos jovens de hoje aderiu ao fascismo. Conhecidos como neocons, eles, apesar de camuflados pela aparência "moderninha", através de gírias, modo de vestir, tatuagens, etc., além da própria pouca idade, mostram bem sintonizados com ideias velhas, costumes medievais e conceitos equivocados, muitas vezes gerados por uma educação de má qualidade.

    Infelizmente temos que tolerar, por um certo tempo, gente desse tipo que, desesperados em perder poder em um mundo que começa a entrar em rápida evolução, lançam mão de antipatia, grosseria e teimosia para defender o terreno que posteriormente será tirado deles. Pois nos novos tempos, não haverá espaço para gente teimosa e caquética como eles.

    Você não se apossou de nada dele. Ele é que se acha dono da liberdade que nem ele mesmo tem o direito de possuir.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, nesse episódio da encampação branca, infelizmente, temos alguns jovens com um perfil arrogante e bancando o "Moderninho" defedendo com unhas e dentes o indefensável.

    Concordo que a arrogância é gerada pela educação de má qualidade, mas, não são todos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...