quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

250 "GATOS PINGADOS" APROVAM SISTEMA DE ÔNIBUS DE CURITIBA



Recentemente, uma pesquisa feita com apenas 510 entrevistados divulgou que 50,5% deles classificam o sistema de ônibus de Curitiba como "ótimo ou bom".

Há quase dois anos atrás, o mesmo foi feito para o transporte coletivo de São Paulo, com resultado também aparentemente esperado para os tecnocratas do setor.

Só que a pesquisa simplesmente não traz validade científica para a real avaliação do setor, até porque algumas coisas têm que ser consideradas:

1) Que classe representam majoritariamente o rol de entrevistados?

2) Essa pesquisa não teve algum "estímulo" extra?

3) Em que área (s) da cidade a pesquisa foi feita?

4) Essa pesquisa realmente existiu?

Há dúvidas sobre os aspectos peculiares da pesquisa publicada pelo jornal Gazeta do Povo, diante de denúncias de colapso no sistema de ônibus da capital paranaense e da evidente falência do modelo tecnocrático e, sobretudo, dessa padronização visual que havia sido sinônimo de eficácia num contexto em que políticas neoliberais prevaleciam sobre medidas de interesse público.

Curitiba tem que se preparar para resgatar a diversidade visual que Florianópolis adota com muito êxito. Um dia a padronização visual será comprovada como medida a princípio bem intencionada, mas completamente ineficiente e prejudicial em muitos aspectos.

Uma pesquisa dessas não pode ser levada a sério, até porque, nas ruas, a indignação da população com o sistema de ônibus da Grande Curitiba é bem maior do que o minguado apoio de pouco mais de 250 pessoas.

Um comentário:

  1. E aqui no Rio, está indo pelo mesmo caminho fazendo reportagens tendenciosas como fez o jornal "O DIA" onde SUPOSTAMENTE os passageiros estariam apoiando a encampação branca, mas, no site da Novacap: é outra história: visitando ontem o site, dava cerca de 71% contra a encampação branca.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...