segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

QUANDO O "RÁDIO LEÃO" SE PASSA POR VERDADE ABSOLUTA


NOVO CARRO DA ABC, DE SÃO GONÇALO (RJ) - Por incrível que pareça, a simpática aquisição deixou certos busólogos furiosos.

Há um caso de "rádio leão" que se impõe como se fosse uma verdade absoluta, um dogma para o qual toda contestação parece pouco recomendável.

"Rádio leão" é uma gíria de busólogos que quer dizer boataria. É uma corruptela de "rádio peão", gíria do movimento sindical.

Pois o "rádio leão" da hora é uma suposta legislação que teria determinado que todos os ônibus intermunicipais do Estado do Rio de Janeiro - rigorosamente, todos - seriam dotados de ar condicionado. Ônibus urbanos, linhas de pouca distância, linhas do interior, tudo.

A validade ou mesmo a existência dessa lei é um grande mistério. É discutível em diversos aspectos. Mas a fé cega e intransigente numa boataria espalhada por uma elite de busólogos - que chegaram ao ponto de censurar outros busólogos discordantes, que tiveram seu espaço de comentários bloqueados por um mecanismo oferecido pelo Fotopages - , ligada ao fotolog OCD Holding, está causando séria polêmica até mesmo no Orkut.

Essa polêmica está causando problemas até mesmo com as empresas de ônibus que, por deixarem de adquirir ônibus com ar condicionado, são chamadas injustamente de "irresponsáveis", como é o caso da Auto Viação ABC e Viação Estrela, empresas do município de São Gonçalo, no Grande Rio.

A boataria, no entanto, não tem muito fundamento, uma vez que a suposta lei não foi oficialmente lançada pelas autoridades nem foi amplamente divulgada. Além do mais, a intransigência dos busólogos chega a renegar até mesmo o óbvio: que a (suposta) lei do ar condicionado teria em vista as Olimpíadas de 2016.

Alguns esclarecimentos têm que ser feitos:

1. Os textos da legislação fluminense sobre ônibus, com várias leis lançadas nos últimos quatro anos, estabelecem diferença de sentido entre a expressão "ônibus" e "rodoviário". O termo "rodoviário" se refere apenas aos ônibus chamados executivos, geralmente usados em viagens muito longas.

2. A proposta de obrigatoriedade dos ônibus de ar condicionado se refere às linhas de ônibus com destino para a cidade do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016.

3. A proposta de lei não foi ainda oficialmente aprovada nem divulgada. E não há informações claras sobre o andamento ou mesmo a desistência da mesma pelas autoridades.

Portanto, se existe uma proposta deste tipo, ela ainda é uma proposta. Há um documento sobre a suposta lei, escaneado de uma fotocópia malfeita, dessas em serviço de xerox barato.

Mesmo que haja a hipótese de haver essa lei, ela não se refere a todas as linhas intermunicipais do Estado do RJ. Senão, até linhas rurais do Norte Fluminense teriam que usar ar condicionado. Além disso, será que vai ter prova olímpica em Areal, Bom Jesus de Itabapoana, nos brejos de Miracema, etc?

Portanto, se há essa lei, as teses mais prováveis serão:

1. Somente linhas destinadas ao Rio de Janeiro serão obrigadas a adotar ar condicionado.

2. A obrigatoriedade envolverá linhas rodoviárias.

3. O objetivo visa atender a demanda das Olimpíadas de 2016, a ocorrer na capital fluminense.

Mas, uma coisa é certa: nunca se imaginou que Nelson Rubens teria um baita fã-clube busólogo no Estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Recomendo para aqueles que defendem a "lei do ar condicionado" que recorram à imprensa para dizer se existem "portarias" ou coisas parecidas, em vez de impor a "verdade" pela surdina.

    Dizer que isso "é verdadeiro" em fóruns da Internet é muito fácil. Quero ver o pessoal sentado diante da bancada do RJ TV e dizer que a "lei" existe.

    E expliquem se os ônibus "rurais" estão ou não incluídos nessa, porque a gente do interior não está sabendo. Ou se terá provas olímpicas também em cidades como Miracema, Vassouras, Carapebus e Japeri, para a "lei" valer também para o interior.

    Portanto, não escrevam para mim, tentando me convencer de "x" ou "y".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...