sábado, 9 de outubro de 2010

PADRONIZAÇÃO VISUAL DIFICULTA RECONHECIMENTO DE EMPRESAS


COMENTÁRIO DESTE BLOG: A padronização visual dos ônibus é pior do que se imagina. Além de confundir os passageiros, que não podem mais reconhecer o ônibus desejado de longe, por mais que conheça bem o esquema, o esquema complica até na divulgação pela imprensa, que prefere creditar os ônibus à paraestatal, e não à empresa associada correspondente.

Marcos Nascimento, que lê nosso blog, não é um busólogo comum, mas um especialista sério dos assuntos de transporte coletivo. Portanto, vale ler com atenção o texto dele e partir para nossa petição: http://www.petitiononline.com/alexfig2/petition.html

Comentário sobre padronização visual dos ônibus

Por Marcos Nascimento - publicado no fotolog Não Padronização, do Fotopages

É importante destacar no caso da padronização de que em acidentes, os nomes das empresas nunca aparecem nos jornais ou na TV.

Eu mesmo vi + de 200 reclamações gerais (acidentes, eventos, manifestações da população) onde o nome SPTRANS estava envolvido.

O Datena do Brasil Urgente, cansou de abrir o programa falando "Fala sério pô, os ônibus da SPTrans a ex-famigerada CMTC são um lixo! portas dos dois lados, muita gente em pé e rodando lotados quase o dia intgeiro!).

Infelizmente faz várias semanas que ela não fala mais nada sobre a SPTrans (será que rolou cascalho?). Isso pode acontecer no Rio também e se foi essa justificativa que os tecnocratas da SMTR passaram p/ convencer os empresários, isso pode colar!

Vamos aguardar 30 de outubro chegar e ver se virão mesmo os 1000 novos ônibus até o fim do ano prometidos. Os outros 7000 deverão ser repintados obrigatoriamente no prazo recorde de 12 meses.

Que pressa né, gente? Mas a copa não é só p/ 2014? Já ficaram prontos os estádios todos? as casas de abrigo aos atletas também?

Desconfio que a SMTR VAI MUDAR DE NOME! Talvez seja SMTR Trans, ou Rio Trans ou RJTrans, vamos votar pessoal, qual o melhor nome para o órgão que vai assumir todas as broncas dos ônibus da CIDADE DO RIO DE JANEIRO (considerando que a colocação dos 38 nomes das atuais empresas serão ELIMINADOS na pintura na carroceria lateral dos ônibus)

CAMPINAS, SIM!
Foi lá que o PSDB no distante ano de 1995 ELIMINOU o nome das empresas nas laterais dos ônibus (na época se não me engano haviam 8 empresas lá e quase 1000 ônibus na frota). Com o passar dos anos, a pintura PSDB (aquela do classico Urbanus Articulado prefixo 3333 que apareceu em muitos catálogos de revistas e propagandas de jornais) foi ENRAIZADA em toda a frota, sendo que vários anos depois assumiu não sei qual partido (mas acho que foi o PT) e mudou a pintura com o design lateral das andorinhas , pois CAMPINAS é a cidade das andorinhas, foi aí que o próximo partido RESTITUIU a colocação do nome das empresas lá atrás e pintado em tamanho pequeno abaixo do prefixo (tudo = Curitiba), mas pelo menos se via o nome da empresa lá: RLC, VBTU, VISCA etc...

Então veio outro Governo e MUDOU TUDO NOVAMENTE. Agora são 4 cores diferentes (por região) e o nome do sistema é o INTERCAMP (cópia do Interligado da Martaxa Suplicy no período 2001 à 2004 na prefeitura da cidade de SP). Portanto, os desempregados tecnocratas (cargos comissionados) da SPTRANS se mudaram quase todos p/ Campinas e lá criaram a partir de 2005 o Interligado no qual fazem parte atualmente 6 empresas em 4 consórcios. 2 consórcios tem 2 empresas cada.

Mas o carnaval do monopólio continua lá com o Grupo Belarmino e a VB (que nada mais é do que a antiga VBTU - que me parece antes tinha outro dono). a VB - Viação Bonavita (também opera do metropolitano AZULÃO de Campinas) e possui operação em 2 áreas urbanas da cidade de Campinas e que circulam com 2 cores diferentes portanto.

Se não me engano a VB divide com outra empresa em uma destas 2 áreas, a operação de todo o transporte dentro deste consórcio.

Enfim, de norte a sul, de leste a oeste a farra dos transportes versus política continua e não tem data, mês e ano prá terminar... O Brasil está entre os 10 mais corruptos países do Mundo e disso não há a menor dúvida. Ou como diz o Datena: "ou será que eu tô errado, pô!"

Abraços a todos os amigos entusiastas dos transportes e continuem a luta para evitar essa maldita pintura padrão unificada que os calhordas e canalhas do Poder Municipal pretendem implantar nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...