sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ÔNIBUS DE CURITIBA IRRITAM CURITIBANOS







Enquanto quem não anda de ônibus e olha o transporte de Curitiba de longe - talvez até nas palestras dos tecnocratas do transporte em eventos da Europa - acha tudo perfeito, ou, naquele discurso politicamente correto, admite "algumas imperfeições", os passageiros de ônibus da capital paranaense ficam irritados com ônibus superlotados, desconfortáveis, inseguros, lentos e confusos.

É claro que nem tudo que se reclama de um sistema de transporte coletivo vai para a imprensa, que filtra certos assuntos tabu. Mas o volume de queixas que a imprensa permite publicar já é muito grande para desmitificar a suposta perfeição do transporte curitibano. Muitos passageiros, irritados, até ironizam convidando os brasileiros de outros Estados a visitarem Curitiba e verificarem o transporte coletivo.

Pois aqui estão algumas fotos colhidas da Internet, para uma pequena amostra. Um ônibus com falha mecânica que num acidente matou uma mulher, mostrado em duas fotos, e um ônibus superlotado. Mas os próprios curitibanos dizem que há muito mais irregularidades, e não são poucos que definem o transporte como decadente.

Não estou aqui para dizer que o transporte coletivo das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Recife, que apostam na diversidade visual e na autonomia das empresas de ônibus, é perfeito. Não é. Tem imperfeições, ônibus enguiçando, superlotação, falhas mecânicas, pneus se soltando etc. O que se quer dizer é que resolver tais problemas com padronização visual e controle rígido do poder municipal é pura ilusão, e mostra o quanto o "modelo curitibano" sonhado pelos tecnocratas desde os tempos da ditadura militar está cada vez mais decadente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...