sábado, 16 de outubro de 2010

FETRANSPOR ESTARIA ALICIANDO BUSÓLOGOS A ACEITAR PADRONIZAÇÃO VISUAL


PARA OS TECNOCRATAS DO SISTEMA DE ÔNIBUS E BUSÓLOGOS PELEGOS, ISSO NÃO É MAIS DO QUE UM TRANSPORTE DE GADO.

Essa denúncia se baseia em um fato muito estranho que, brevemente, as investigações jornalísticas podem detalhar melhor.

Quando foi anunciada a medida de padronização visual dos ônibus do Rio de Janeiro, houve uma reação de revolta quase geral. A indignação de muitos busólogos tradicionais e até de engenheiros urbanísticos não-tecnocratas (porque não colocam seu saber técnico em detrimento do verdadeiro interesse público) tornou-se não somente expressiva, mas majoritária e firme.

Mas, de repente, na última hora, vieram algumas vozes "otimistas" que, antes, não haviam se expressado a favor da padronização visual. Uma coisa estranha, porque a essas alturas argumentos objetivos contra a padronização visual foram divulgados amplamente não só neste blog como por outros blogs e fotologs e por depoimentos de gente séria como Fernando MacDowell e Marcos Nascimento.

Assim, vindos do nada, vieram busólogos que passaram a elogiar a padronização visual e a louvar até mesmo o insosso visual adotado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Gente com uma estranha euforia, que não se manifestava assim quando a medida foi anunciada, mas, a duas semanas de implantação, vieram, como pelegos no auge da revolta, defender os interesses dominantes envolvidos.

Não devemos nos iludir que há peleguismo até mesmo na busologia.

É claro que existem busólogos que são empresários de ônibus mas que são pessoas íntegras, honestas, dedicadas, como o nosso grande Luiz Bareza, do interior de Minas Gerais. Existem busólogos que visitam garagens de ônibus, fotografam novos carros em primeira mão e também são pessoas íntegras. Existem vários outros tipos de busólogos que também são íntegros, honestos, sinceros.

Mas, por outro lado, existem outros busólogos que na verdade representam interesses de certos grupos empresariais monopolistas ou de certos grupos políticos conservadores, mesmo aqueles que se vestem da capa "progressista", como o próprio Jaime Lerner e o prefeito Eduardo Paes, direitistas que se camuflam em chapas comandadas pelo PT apenas para obter vantagem, quando no fundo são de ideologia bastante oposta e comprovadamente conservadora.

Não vamos dizer nomes. Mas é muito estranho que somente as vozes favoráveis se expressem agora, quando a revolta começa a crescer e ameaçar o sucesso da medida. O que é aliás uma reação desesperada, porque a medida, conforme analisam os especialistas, está destinada ao pior dos fracassos.

A padronização visual só irá durar para que a população conheça melhor os seus erros, equívocos e desastres. Aliás, a padronização visual será implantada no Rio de Janeiro numa época em que o mesmo modelo de transporte coletivo, em cidades como Curitiba e São Paulo, apresenta irregularidades com consequências trágicas, além de casos de corrupção que mal conseguem ser abafados pela imprensa.

Mas certamente alguns busólogos mais "flexíveis", como se vemos também no operariado ou em outros grupos progressistas, podem ter sido aliciados pelo poder patronal, como historicamente vemos nos pelegos. Gente recebendo almoço bancado pelo sindicato patronal ou pelos políticos envolvidos, recebendo ingresso para entrar de graça nas feiras de transporte, ou então ganhando até passeio turístico gratuito junto a autoridades e tecnocratas.

O peleguismo é uma realidade, mas só mesmo em breve saberemos a respeito do peleguismo busólogo, e muita coisa ainda vai acontecer com esse modelo de transporte coletivo que, lançado no auge da ditadura militar por Jaime Lerner, ainda é defendido ferrenhamente pelas elites que tratam os passageiros de ônibus que nem gado.

Afinal, gado não precisa diferir o ônibus pela cor. Gado só serve para seguir as ordens que lhe forem dadas. E ir para o transporte que as autoridades lhe "oferecerem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...