sábado, 30 de outubro de 2010

EMPRESAS DE ÔNIBUS DO RJ TENTARÃO LETREIROS MAIORES



O "perfeito" esquema de ônibus a ser implantado do Rio de Janeiro já começa com erros, e tentativas foram feitas para ajustar o discutível esquema que envolve padronização visual e encampação branca (controle austero da Secretaria Municipal de Transporte).

Primeiro, foi a troca, no visual padronizado, da cor bege das "blusas" dos consórcios para a cor prateada, na tentativa de tornar o reconhecimento do ônibus menos confuso.

Segundo, é a medida publicada no Diário Oficial do Município prevendo que os ônibus deverão ter letreiros maiores, para melhor identificação dos números das linhas, já que uma das queixas mais comuns é a confusão dos passageiros em relação aos ônibus que poderão pegar, já que o visual será todo igualzinho, de acordo com o consórcio adotado.

No entanto, ambas são medidas paliativas, porque os ônibus, de longe, dificilmente serão identificados. Só haverá identificação quando o passageiro estiver no ponto e ver o ônibus vindo à sua frente.

Mas, para quem está, por exemplo, no Centro Cultural Banco do Brasil e quiser se dirigir para a Av. Pres. Vargas pegar um ônibus, a confusão será inevitável, mesmo com a bandeira digital maior. Porque não serão todos os ângulos em que o letreiro maior será visto.

Os dois paliativos já mostram o quanto o sistema nasceu errado, e que qualquer tentativa de aperfeiçoá-lo será insuficiente para garantir a eficácia do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...