quarta-feira, 8 de setembro de 2010

RELEMBRANDO ANTIGAS FAVELAS CARIOCAS JÁ REMOVIDAS




As fotos mostram o quanto é possível remover favelas, transferindo seus moradores para casas populares, mesmo em outras áreas. Vi no Skyscrapercity três fotos, correspondentes à área da antiga Favela da Catacumba, muito famosa no Rio de Janeiro, e que foi removida lá pelos idos da década de 60.

Com boa vontade, apesar da polêmica, o governo da Guanabara removeu várias favelas da Zona Sul, e a Catacumba foi uma delas, localizada no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Pena que as administrações recentes, já depois da (con)fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, há 35 anos, deixaram crescer novamente o processo de favelização, e no Jardim Botânico já existem favelas que desmataram boa parte da bela área ambiental. Sem falar da Rocinha, que vive a caótica situação da violência, o que compromete o deslocamento dos veículos entre a Gávea e a Barra da Tijuca.

As três fotos mostram a área da Favela da Catacumba. De baixo para cima: a primeira, em 1964, com um trolebus da CTC-GB passando pela área, a outra é uma outra vista da favela, e a terceira é a área correspondente, nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...