sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TRANSMIL NÃO FOI FEITA PARA MEIA-DÚZIA DE BUSÓLOGOS



É incrível, mas a Transmil, com suas irregularidades de arrepiar os cabelos de qualquer um, ainda conta com fãs e defensores até extremados. Gente que ainda acredita na recuperação da empresa, mesmo com sua frota velha, mal conservada, onde há até ônibus com goteiras ou com retrovisor quebrado e remendado com espelhinho de barbear.

Mesmo com ônibus rodando com pneus carecas, com pintura desgastada - o que dá o aspecto de velhos que dá um destaque negativo para seus ônibus no centro do Rio de Janeiro - e tudo mais, há quem defenda a empresa, na (vã) esperança de vê-la recuperada.

Tudo bem que essa defesa correspondesse a uma empresa que cometa erros em pouco tempo. Mas não é o caso da Transmil, que há mais de cinco anos já acumula irregularidades assustadoras, que variam da documentação irregular ao aspecto degradante dos ônibus, que oferecem até mesmo insegurança aos passageiros.

Entendemos que existem rodoviários que poderiam ser demitidos se a Transmil fosse extinta. Mas há recursos na lei trabalhista que permitem que esses rodoviários sejam transferidos para outras empresas que assumirem linhas da Trans1000. Com boa vontade, dá para agir para que tudo seja cumprido neste sentido.

O que não se pode admitir é que busólogos temerosos com a campanha pela saída da Transmil de algumas linhas de Mesquita e Nova Iguaçu usem como pretexto para defender a deficitária empresa o passado histórico, a administração independente ou a mão-de-obra ameaçada. Nada pode justificar uma empresa que comete tantas irregularidades e que há muito tempo já tem carros constantemente apreendidos pelo DETRO.

Uma empresa de ônibus é feita para os passageiros, não para meia-dúzia de busólogos. Uma empresa de ônibus não é para ser tietada, é para servir aos passageiros. Primeiro vem o serviço, depois vem a admiração. Até porque a admiração por uma empresa depende decisivamente da qualidade do serviço.

Se uma empresa presta um mau serviço, usa uma frota extremamente velha e sucateada, comete irregularidades diversas, isso durante muito tempo, não há como ter esperanças. Até porque a Transmil está tão quebrada que até a palavra "ESPERANÇA" se rachou, com as três últimas letras perdidas. Agora é só ESPERA mesmo. Até quando? Até quando alguém agir. Mas ninguém age.

A Trans1000 não foi feita para meia-dúzia de busólogos. Se ela não serve bem os passageiros, tem que pular fora.

5 comentários:

  1. Amigo KyloCyclo, bom dia, em primeiro lugar, busólogo dificilmente anda nos ônibus que ele defende. As vezes o cara é de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Campos e fica falando bem de uma empresa de Mesquita que ele nunca sequer sonhou em entrar nos carros. Parabéns por sua iniciativa, tenho apreço e admiração por sua luta e quero voltar a carga, com mais uns cinco ou seis aí, para lutarmos para extirparmos esse câncer transporte coletivo do Grande Rio chamado Trans1000.

    ResponderExcluir
  2. Eu até entendo a irritação de certos defensores da Transmil, mas infelizmente a realidade é inegável. Nada tenho pessoalmente contra esses admiradores, mas, puxa vida, a própria Trans1000 é que se esquece da história toda.

    Escrevendo com calma, digo que o que esses defensores não sabem é que foi dada toda a chance para a Transmil se recuperar. Estou do lado dos funcionários da empresa, e eu mesmo defendo que o sindicato faça alguma coisa por eles.

    Mas se a Transmil fosse melhor administrada, teria, há quatro anos atrás, negociado um empréstimo do BNDES para resolver todas as pendências financeiras e voltar a trabalhar com frota zero, renovada constantemente.

    Fico muito triste porque não quero criar problemas nem conflitos. As queixas não têm cunho político, se baseiam em reportagens da imprensa.

    Portanto, sugiro que os defensores da Transmil não despejem suas raivas contra mim e meu irmão, mas contra a imprensa carioca e contra o DETRO, da qual foram divulgadas as irregularidades da empresa.

    O grande problema para esses defensores é essa raiva que acaba lhes expondo muito mal. Eu fico triste com isso, muito triste, porque não estou aqui para criar conflitos.

    O pior disso tudo é que esses adeptos, na medida em que ficam irritados com a campanha feita contra a Transmil, se expõem CONTRA os passageiros que tanto reclamam dos desmandos da empresa.

    Se esses defensores falam tanto nos funcionários, por que eles ignoram que os motoristas da Transmil correm sério risco rodando com ônibus antigos e sucateados? Eu, pessoalmente, fiquei apreensivo quando um ônibus da linha 005 correu pela Av. Rio de Janeiro balançando feito idoso com fibromialgia.

    Será que eles não veem que também é muito ruim quando ocorre um acidente grave da Transmil e, se um motorista sai dessa paralítico, terá problemas para ser indenizado?

    Fico triste com esses defensores que ficam irritados, raivosos, indignados. Isso não resolve a situação. Pelo contrário, eles podem ser muito malvistos pelos passageiros, e o que terá de gente reclamando porque fulano prefere ver a Transmil na mesma e pouco está se lixando com a insegurança vivida pelos passageiros, que acha fácil aguentar não se sabe quanto tempo até que um simulacro de renovação, sempre com carros usados e já nem mais de segunda mão, seja realizado.

    Portanto, quem tem que tomar cuidado quando escreve são esses defensores da Transmil, porque se eles forem reconhecidos pelos passageiros, poderão ser odiados. E que, se ocorrer um grave acidente com um ônibus da Transmil, a imprensa carioca não vai omitir o fato, e a repercussão será terrível.

    Não vou dar nome aos bois, porque o que se discute aqui são ideias, procedimentos. Não tenho ódio nem ressentimentos, não sei o que está por trás da empresa e de seus donos, portanto qualquer rancor ou ameaça contra mim é injusta e irracional.

    Até porque, se é quem tem que ser ameaçado nesta situação toda, é a grande imprensa, o DETRO e os passageiros da Transmil, estes os verdadeiros autores da campanha feita contra a empresa. Eu apenas divulgo reportagens e fatos.

    ResponderExcluir
  3. Reiterando o que escrevi, não é justa a raiva dos defensores da Transmil contra mim, e reitero também que não irei identificá-los porque não é de meu interesse.

    Eles se acham, infelizmente, com a moral alta, mas vamos pensar o seguinte. Se ocorre um gravíssimo acidente num ônibus da linha 003 na Av. Brasil, por exemplo, com alguns mortos, com motorista paralítico e por aí vai, como é que ficam os defensores da Transmil nessa?

    Eles não poderão sequer andar nas ruas da Baixada, porque os rodoviários da Trans1000 vão reconhecê-los e logo dizer sobre cada um desses defensores:

    - Olha lá o fulano, que prefere que a empresa fique como está!

    - É por causa dele que nosso colega não pode mais andar, que os passageiros morreram.

    - O processo de indenização ao nosso colega vai se arrastar durante anos e ele têm mil contas para pagar, mulher e filhos para cuidar. As chances do nosso amigo não ver a cor do dinheiro tão cedo são maiores.

    - Não é esse fulano que defendia esta empresa por causa dos pais de família? Mas quer que os pais de família continuem trabalhando sob risco, em péssimas condições e sob atraso de salários.

    - O fulano prefere que a gente naufrague e espere um socorro financeiro que nunca chega, do que haver uma outra solução.

    - A gente está sem receber salários, sem direitos trabalhistas, trabalhamos com ônibus perigosos de tão sucateados, a gente fez uma baita greve, trabalhamos em alto risco, e o cara fica esquentadinho quando falam mal desta empresa imprestável.

    - Esse cara precisa de uma lição.

    - Pega ele!!

    Já imaginaram isso? Isso pode acontecer, infelizmente. Quem avisa, amigo é.

    ResponderExcluir
  4. No ônibus da foto até a logomarca da Marcopolo (aquela redondinha) eles colocaram no Neobus Mega.

    ResponderExcluir
  5. É UM ABSURDO A QUEDA DA QUALIDADE DO TRANSPORTE NO GRANDE RIO. O DETRO-RJ DEVERIA SER DESCENTRALIZADO EM VÁRIAS REGIONAIS E FISCALIZAR COM A MESMA QUALIDADE ONDE ATUA NA REGIÃO METROPOLITANA. NÃO ADIANTA DEIXAR OS ÔNIBUS DA BAIXADA ABANDONADOS. SOU CATARINENSE E SEMPRE QUE TENHO IDO AO RJ ULTIMAMENTE TENHO ME DECEPCIONADO MAIS E MAIS, MAS APESAR DE TUDO O RIO AINDA CONTINUA LINDO... APESAR DA FALTA DE (IN)SEGURANÇA E DA QUALIDADE DOS TRANSPORTES QUE CAI A CADA DIA: EXCESSO DE MICROES, EXCESSO DE AUTOMÓVEIS NAS RUAS DA ZONA SUL E AINDA QUEREM CORTAR 50% DA FROTA DE ÔNIBUS DAQUELA REGIÃO QUANDO SABE-SE QUE A MAIORIA DOS USUÁRIOS TRABALHA LÁ E MORA NA ZONA OESTE, ESSA SIM UMA ETERNA ESQUECIDA E QUE AINDA NÃO SERÁ NA LICITAÇÃO DESSE ANO QUE SERÁ BENEFICIADA.
    AS EMPRESAS PAULISTAS DANÇARAM NA PRIMEIRA FASE DA LICITAÇÃO E PELO VISTO NÃO SERÃO APROVADAS NAS FASES POSTERIORES.
    O QUE O RIO PRECISA É DE EMPRESAS NOVAS E CAPAZES DE OFERECER UM TRANSPORTE MELHOR AO SEU POVO.
    E AINDA O PREFEITO DUDU INVENTA DE PADRONIZAR A PINTURA. ERA SÓ O QUE FALTAVA! AS EMPRESAS BOAS IRÃO SE MISTURAR COM AS INEFICIENTES E O RESULTADO VOCÊS JÁ SABEM.
    CONHEÇO MAIS DE 100 CIDADES DO BRASIL E NAS QUE FORAM IMPLANTADAS CORES PADRÃO OU UNIFORMIZADAS O QUE SE VÊ HOJE É QUE:
    - NÃO HÁ DIFERENÇA ALGUMA ENTRE EMPRESAS BOAS OU RELAXADAS. TODAS, ISTO MESMO TODAS TIVERAM QUEDA DE QUALIDADE. É ISSO O QUE O PREFEITO EDUARDO DUDU PAES QUER? TRANSFORMAR O RIO DE JANEIRO EM UM TRANSPORTE SUCATEADO IGUAL AO DE OUTROS GRANDES CENTROS DO BRASIL???
    - VIRAM NA LICITAÇÃO O AUMENTO DA IDADE DE VIDA ÚTIL DOS ONIBUS PARA 10 ANOS? VIRAM A IDADE DOS FUTUROS BI-ARTICULADOS? PODERÃO SER USADOS POR ATÉ 20 (vinte) ANOS! A B S U R D O! CONSIDERANDO QUE TODAS AS CARROCERIAS TAMBÉM DIMINUIRAM A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS.
    ÔNIBUS COM 5 ANOS DE USO BATE = A UM ÔNIBUS DE 10, 12 E 15 ANOS DE USO DE VÁRIAS CIDADES DO BRASIL. IMAGINE QUANDO ESSES ÔNIBUS HOJE C/ 5 ANOS TIVEM 10 ???
    ALGUM BUSOLOGO PRECISA FAZER ALGUMA COISA. DEIXEMOS DE BRIGAS E VAMOS NOS UNIR: ABAIXO A PADRONIZAÇÃO DA PINTURA DO RIO.
    SOU CATARINENSE E AMO O RIO E ESSA CIDADE TURISTICA NÃO MERECIA ISSO.
    QUANDO ESTIVE AÍ CANSEI DE VER TURISTAS (QUE NÃO SÃO COLECIONADORES) FOTOGRAFANDO ÔNIBUS E PERGUNTANDO O MOTIVO ELES ME DIZIAM "WONDERFUL BUSES", "BEAUTIFUL COLORS" E COISAS DO TIPO.
    UM ABRAÇO A TODOS OS INTERNAUTAS
    marcos.nascimento9898@yahoo.com.br
    047 96035480

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...