quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MERGULHÃO SERÁ CONSTRUÍDO PARA DESAFOGAR TRÂNSITO NA BARRA DA TIJUCA



COMENTÁRIO DESTE BLOG: A medida prevista para mudanças no trânsito na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, provoca revolta nos moradores dos vários municípios da Baixada Fluminense. Com muita razão. O plano prevê a proibição de linhas intermunicipais para o bairro, diminuindo as opções dos moradores da Baixada para outros bairros do Rio de Janeiro. Sem falar que as linhas da Barra passam também por outras áreas, como Linha Vermelha e Linha Amarela. Bola fora.

Mergulhão será construído para desafogar trânsito na Barra da Tijuca

Por Luana Freitas - Blog de Sidney Rezende

Depois de muitas reivindicações sobre o caos no trânsito da Barra da Tijuca, algumas propostas foram apresentadas no seminário que aconteceu na última segunda-feira no bairro. A conferência foi organizada pela Câmara Comunitária da Barra, contando com a presença do prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, que receberam ideias dos moradores para desafogar o trânsito da região.

O SRZD ouviu o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, que informou sobre um mergulhão que será construído no cruzamento das avenidas das Américas e Luís Carlos Prestes, próximas ao principal e mais movimentado ponto comercial do bairro: o BarraShopping. As obras para essa construção vão totalizar R$ 30 milhões, que terão participação de duas empresas privadas: RJZ-Cyrela e Carvalho Hosken, cujos representantes estavam presentes no evento.

Outra grande insatisfação dos moradores da Barra da Tijuca consiste na circulação dos ônibus da Baixada Fluminense que usam o bairro como acesso, o que causa muito transtorno no trânsito do bairro, conforme alegou Dumbrosck. A proposta é que o município proíba a passagem dos ônibus intermunicipais pelo bairro da Zona Oeste.

O município se comprometeu a concluir a Avenida Via Parque, assim como a construção de um viaduto fazendo ligação entre o bairro do Itanhangá e a Vila do Pan, na Avenida Ayrton Senna.

Sobre a linha do metrô, que vai ligar a Gávea ao Jardim Oceânico, os moradores e lideranças do bairro propuseram que a linha se estenda até o terminal da Alvorada.

Drumbosck ainda afirmou que a prefeitura se comprometeu em colocar os projetos aprovados em prática, assim como inaugurá-los, dentro do cronograma estabelecido
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