quinta-feira, 8 de julho de 2010

VISUAL BRANCO DE ÔNIBUS DE SALVADOR VAI CONTRA O INTERESSE PÚBLICO







Existem certas coisas, em Salvador, que desafiam a lógica, tamanha a prevalência da estupidez em certas decisões.

O sistema de ônibus de Salvador é famoso por manter por muito tempo certos cacoetes, que irritam os passageiros, ainda que as autoridades e mesmo a imprensa local estejam coniventes com tais decisões que claramente vão contra o interesse público.

Nos anos 90, houve a moda de mudar as portas traseiras, e às vezes dianteiras, dos ônibus de Salvador, estragando com a estética até no interior dos ônibus, que ganhavam um tom de ônibus de bóias-frias com os painéis internos das portas serem substituídos por grotescas chapas de aço. Isso também estragava toda a concepção que o fabricante estabelecia nos ônibus.

Agora são os irritantes e confusos ônibus brancos. Geralmente é um visual basicamente de fundo branco, diferindo apenas pelo logotipo da empresa e o número do carro, em certos casos apenas havendo cor diferente nas rodas e nos pára-choques. Insuficiente para os passageiros identificarem o ônibus que vai pegar.

Marcado por erros e por medidas que confundem os passageiros e favorecem a concentração de poder dos empresários de ônibus - como o lamentável sistema de "pool" nas linhas e sua versão mais corrupta ainda, o das "frotas reguladoras" - , o sistema de transporte coletivo de Salvador é considerado um dos piores do país.

COM PUBLICIDADE, SETPS CALA IMPRENSA ANTE IRREGULARIDADES

A grande imprensa não denuncia as irregularidades do transporte coletivo, se limitando apenas a se "queixar" de ônibus lotados e outras amenidades, porque o SETPS - o atrapalhado sindicato patronal dos ônibus soteropolitanos, sigla que risivelmente se pronuncia "setépis" - faz uma mordaça financeira nos jornalistas, sob o aparato das verbas publicitárias.

Mas as irregularidades do sistema de ônibus soteropolitano são tantas, por culpa tanto dos empresários quanto das autoridades governamentais, que até a escassez de ônibus nas frotas, que faz com que se espere até mais de uma hora por um ônibus, mesmo em dias de semana, é uma medida feita de propósito por autoridades e empresários.

Os ônibus são renovados no máximo duas vezes por ano - isso na melhor das hipóteses - , eles são dotados de desconfortáveis bancos de plástico, que machucam a coluna e são um risco à segurança dos passageiros durante o percurso, e há ainda micro-ônibus em linhas que deveriam ter não só mais carros, mas também carros maiores.

CRITÉRIOS DUVIDOSOS

O visual branco dos ônibus de Salvador, feito por critérios duvidosos - há boatos que variam entre uma padronização visual branca e intenções de economia de tinta dos empresários - , comprovadamente vai contra o interesse público e diariamente lesa centenas de passageiros que diariamente embarcam em ônibus errados, sendo obrigados a pegar mais de um ônibus, gastando mais dinheiro na passagem.

Aliás, os mecanismos de "pool" nas linhas de ônibus, das "frotas reguladoras", da distribuição aleatória e caótica de empresas por região de bairros (há empresa sediada no subúrbio ferroviário que faz linha da região de Brotas, e empresa sediada na região do Aeroporto atuando em linhas do Cabula, só para citar exemplos) e do visual branco da maioria das empresas de ônibus da cidade, são feitos justamente para confundir os passageiros, obrigá-los a pegar mais de um ônibus e assim enriquecer seriamente os empresários.

Nem os blogueiros atuantes em Salvador denunciam as irregularidades, o que faz com que aparentemente o quadro caótico seja visto com assustador conformismo pela mídia e pelas autoridades. E mostra a prepotência dos barões do "setépis", e seu desprezo contra o interesse público, na medida em que os empresários de ônibus calam a imprensa que não denuncia tais irregularidades.

Algumas empresas cometem a sensatez de não adotar o visual branco (BTU, Praia Grande, Boa Viagem, Axé, Joevanza, Vitral e Barramar), mas outras empresas já começam a irritar os passageiros por causa do visual predominantemente branco, e aqui enumeramos as empresas que cometem esse verdadeiro atentado à cidadania:

CAPITAL TRANSPORTES URBANOS LTDA.
CENTRAL DE SALVADOR TRANSPORTES URBANOS LTDA.
COLETIVOS SÃO CRISTÓVÃO LTDA.
EMPRESA DE TRANSPORTES COSTA VERDE LTDA. (Intermunicipal)
EMPRESA DE TRANSPORTES UNIÃO LTDA.
ILHA TROPICAL TRANSPORTES LTDA.
MODELO TRANSPORTE URBANO LTDA.
TRANSPORTE ONDINA LTDA.
TRANSPORTE ONDINA LTDA. / DIVISÃO METROPOLITANA (ODM) (Intermunicipal)
TRANSPORTES SOL S/A (TRANSOL)
TRANSPORTES VERDEMAR LTDA.
VIAÇÃO RIO VERMELHO LTDA.
TRANSPORTES VIA NOVA LTDA. (Intermunicipal)

É um grande absurdo que nada é feito para combater as irregularidades do sistema de ônibus de Salvador, cuja gravidade salta aos olhos.

2 comentários:

  1. Olá, me chamo Samuel, não sei se já ouviu falar do Salvador Bus Guias, eu faço esse tipo de matéria, se quizer fechar parceria e/ou entrar pra equipe entra em contato
    e-mail:salvadorbusguias@hotmail.com
    Link: http://salvadorbusguias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...