quinta-feira, 15 de julho de 2010

TEMPORAL ALERTA: NOVO "BUMBA" PODE ESTAR NA ÁREA DA PENHA E BONSUCESSO



Nos últimos dias 12 e 13, o Rio de Janeiro foi atingido por um temporal, com trovoadas, que anunciou a vinda de uma frente fria que acontece nos últimos dias.

Observando o foco da trovoada que caiu no Grande Rio, os raios se dirigiram a uma área correspondente aos bairros do entorno da Av. Brasil, sobretudo Bonsucesso, Olaria, Penha e Vigário Geral, além de parte da Baixada Fluminense, onde também se concentraram as nuvens cinzas.

É um fenômeno semelhante ao que aconteceu em Niterói, em 2008 e 2009, quando as nuvens cinzas que resultaram em grandes trovoadas se concentravam numa área correspondente aos bairros de Ititioca, Viçoso Jardim, Caramujo, Santa Bárbara, Maria Paula, Cova da Onça e Tribobó, entre outros.

Foi justamente no bairro de Viçoso Jardim, onde se situava a então pouco conhecida comunidade do Morro do Bumba, que aconteceu, em abril passado, uma das maiores tragédias causadas por deslizamentos de terra em Niterói, com mais de 45 mortos e mais de 150 famílias desabrigadas.

Foi a Natureza complementando pesquisas técnicas sobre o Morro do Bumba, estudos feitos há vários anos e que alertavam a prefeitura niteroiense da tragédia iminente. Mas a prefeitura ignorou os avisos e nem prestou atenção ao recado da Natureza.

NOVO "BUMBA" PODE ESTAR NO COMPLEXO DO ALEMÃO/MARÉ

Podem anotar. Uma nova tragédia como a do Morro do Bumba pode ocorrer se não houver um plano urgente de urbanização intensa e recuperação ambiental nas áreas do entorno da Av. Brasil, nas zonas Norte e Oeste.

Com a formação de um foco de trovoadas sobre a área entre Manguinhos, Irajá, Duque de Caxias e Inhaúma, nos últimos dias 12 e 13, o Grande Rio tem que se preparar para evitar que uma tragédia aconteça, investindo em urbanização intensa e permanente nas comunidades, aliada a medidas urgentes de recuperação ambiental, com a demolição de favelas (com moradores removidos para conjuntos habitacionais). São medidas ecológica e socialmente muito mais eficazes e benéficas do que o fechamento da Avenida Rio Branco para veículos, que só fará aumentar os engarrafamentos.

As áreas que poderão sofrer sérias tragédias são comunidades situadas em morros na Penha, Bonsucesso e no próprio Morro do Alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...